Todos aqueles que privaram com a Graça (a Professora Graça Leite), além da saudade e da perda, lembrarão seguramente a graça (aquelas sonoras e profundas gargalhadas!), o sentido de humor, os doirados cabelos balançando ao passo sincopado do seu andamento decidido mas, também, a disponibilidade, a vontade de ajudar, a intensidade da sua presença, da sua amizade, do seu querer e desprendimento.
Muitos lembrarão ainda a sua qualidade, o seu profissionalismo e - tão intrinsecamente! - a sua imensa qualidade de trabalho, brio e abnegação. Tudo isto se suportava numa grande organização, numa gestão muito cuidada dos recursos, do tempo, dos meios e numa dedicação inexcedíveis.
Esta época tão propícia a balanços e a homenagens é também um período adequado ao lançamento de um novo ciclo, de um novo ano, de uma melhor abordagem da situação e da vida. Sendo que a Graça foi uma mulher maravilhosa e uma pessoa inigualável, foi, para muitos aos que remeto esta mensagem, uma Professora que tentou cativar e inspirar, antes do mais, pelo exemplo.
Sendo que - julgo eu - não se ensina nada a ninguém mas que se pode aprender sempre qualquer coisa com toda a gente, sugiro que procuremos homenagear a Professora Graça de um modo que tenha em atenção tudo aquilo que ela foi e, tudo aquilo que ela tanto se esforçou para nos transmitir: Esforço, Dedicação, Trabalho, Melhoria Contínua,Curiosidade, Bondade, Excelência.
Tentemos pois, uma homenagem que seja um compromisso, connosco, com aquela pessoa que tanto nos inspirou e com aquela estrela que agora nos brilha no firmamento; para que todos os dias tentemos algo mais, para que todos os dias procuremos algo melhor, para que todos os dias nos esforcemos por atingir a excelência, nas nossas tarefas, nas nossas obrigações, nas nossas vidas.
Um belíssimo ano de 2011 para todos e votos de que no final deste ano possamos fazer um balanço mais produtivo e que nos encha de orgulho de termos apreendido com esse maravilhoso exemplo que a Professora Graça nos deixou.
M.R.